Estado de Sítio (État de Siège).

Posted on 01/05/2008

0


Estado de Sítio, é um filme dirigido por Costa-Gavras, se passa no Uruguay nos 70 e em plena ditadura militar. É sobre um grupo político-militar (TUPAMARU), que tenta através de roubos de instituições financeiras e sequestro de pessoas chaves para o governo, deste modo, conseguiram divulgar as falácias e os crimes que o Estado comete contra seus cidadãos e, também, a tentativa de reestaurar a liberdade para todos.

Foram sequestrado dois personagens chaves para a manutenção da ditadura no Uruguay, o consul brasileiro, que auxiliava os militares uruguayos com táticas de tortura e mantinha, assim, uma rede de informações sobre os subversivos entre os governos militares na América do Sul (Operação Condor), o Consul brasileiro ajudou a montar um grupo de extermínio chamado ESQUADRÃO DA MORTE (grupo responsável pelas mortes de pessoas que lutava contra o regime, os assassinos eram civis pagos pelo governo para matar, é preciso lembrar que a polícia brasileira já utilizava esta ferramenta para eliminar seus inimigos). E também, foi sequestrado um agente disfarçado da C.I.A, que coordenava os policiais uruguayos para agir de acordo com os ensinamentos aprendidos nos EUA.

Os sequestradores (o grupo revolucionário TUPAMARU) mantém interrogatórios com os sequestrados, e demonstra como foram as reuniões militares nos Estados Unidos; e no Brasil, houve uma conferência dos países do cone sul que tinham regimes ditatoriais governados por militares, esta conferência ensinou aos militares presentes diversos modos de tortura (na conferência foram feitas experiências com homens-cobaias para demonstrar o modo de proceder na tortura). Este filme mostra também os interesses em jogo, quando os Estados Unidos invadem a República Dominicana, nos anos 60, quando estavam lá com o interesse em assegurar os negócios de uma grande corporação de frutas.

O filme dá informações muito importante de como esta organização (Frente de Líberación Nacional TUPAMARU) arquitetaram todo o projeto, quais foram seus ideais, de que forma os sequestros contribuíram para que quase o presidente do Uruguay pedisse a renúncia e o modo como o governo americano agiu para fazer com que as autoridades dos países entregassem toda sua riqueza.

Vejam o Filme, é muito importantes, buscar meios alternativos de informação para que possamos entender melhor o que acontece e o que aconteceu a nossa volta.

Anúncios