Panorama para 2010: é possível um governo realmente de esquerda?

Posted on 28/03/2009

0


Olá comp@s ,  há muito não venho através deste blog compartir uma “outra visão do mundo”, a idéia que lhes apresento hoje vem sendo meditada há algum tempo. Por isso hoje não abordarei o problema através do método proposto (analisar as notícias, guerras, fatos, descobertas científicas e etc., tentarei pensar como estas informações chegam a nós, como as absorvemos, e em que medida estas são capazes de afetar nosso comportamento e nossos princípios).

Me ocorreu há um tempo atrás a idéia das possibilidades de um governo realmente de ESQUERDA. A pergunta é fundamental, pois o Brasil é o maior País da América Latina e, também, é o país que possuem a maior multiplicidade de culturas em uma mesma nação, não existe um Brasil e sim vários BRASIS. A diferença é tamanha que pode ser percebida facilmente pelos diferentes sotaques de cada região, não só isso, como a cada região existe uma cultura popular própria. Falo de vários Brasis (referência ao grande Antropólogo Darcy Ribeiro) que existe amigavelmente dentro de um Brasil maior, a ligação dos Brasis é feita através da língua e algumas características legadas pelos nossos antepassados, os índios Tupi-Guaranis e por aqueles que aqui estiveram depois da conquista como portugueses e negros.

Mas, nem tudo são flores na terra da multiplicidade de culturas que só são iguais quando referidas como diferentes. Depois desta pequena história baseada no Livro do Darcy Ribeiro, o Povo Brasileiro, pretendo pensar as eleições que vão ocorrer em 2010 para a disputa do cargo de presidentes, senadores, deputados e governadores. Estas eleições ainda me parece como incógnita, os partidos que compõe a oposição (a DIREITA) tem grandes problemas com o discurso que devem ter em relação ao atual governo, é óbvio e não há como negar que houve mudanças que melhoraram a vida do povo brasileiro e como diria Maquiável, o Príncipe não deve só ter a “vitrú” como é fundamental possuir a fortuna (pode-se traduzir por sorte). Esses dois pontos a “virtú” e a “fortuna” foi fundamental para a melhoria do governo Lula. Em 2006, a mídia oposicionista derrubou dois Ministros importantes que estavam impedindo um governo mais progressista, foi a substituição destes Ministros que proporcionou uma mudança de rumo do governo Lula. Tendo em vista que a oposição não consegue articular um discurso contra o governo,  2010  poderá ser decisivo para o Futuro do Brasil, mas de que modo podemos nos organizar e constituir um governo realmente de esquerda que leve em conta as carências dos povos de baixa rende e, ao mesmo tempo, não barganhe a política social com medidas que favorecem as camadas mais ricas do País?

Somente a união dos partidos políticos de esquerda, um movimento de bases que proporcione não só a eleição para Presidente, mas, também, que possamos eleger deputados, senadores e governadores progressistas, pois este é o principal problema do Brasil hoje, nós brasileiros estamos preocupados com a eleição para presidente e esquecemos da importância de eleger candidatos a senadores, deputados e governadores, a classe do legislativo está toda na mão de partidos comerciantes (que trocam favores e aprovam as medidas somente se lhe for cedido algum cargo administrativo), isso faz com que O Brasil esteja em descompasso com os diversos Brasis que o compõe, é preciso que a esquerda se mobilize (independente de qual organização seja) para montar uma base que proporcione um governo realmente de esquerda, JÁ BASTA de seguir com esta barganha de cargos para a aprovação de algumas medidas que possa melhorar a vida da população em troca de favores comerciais e políticos.

 É importante deixar claro que esse fenômeno não ocorreu somente no governo Lula, e sim é uma herança maldita que nos foi legado por dezenas de governos, isso tem como fundamento a impossibilidade de fazer um governo que agrade a todos os Brasis existentes, mesmo em relação a classe dominante, esta sempre em constante desacordo. Na história do Brasil sempre houve focos de rebeliões quando a vontade de um brasil era imposta aos outros brasis, como foi o caso da instituição da República que gerou levantamentos monarquistas em diversos lugares. Isso nos faz pensar nas possibilidades de um governo realmente de esquerda, é preciso que o próprio povo brasileiro construa este governo, levando em conta sua bagagem cultural e histórica, seus ensinamentos e suas demandas, temos que inventar um socialismo baseado na cultura destes diversos brasis, só assim pode haver de fato um governo de esquerda.

Unir os distintos Brasis para inventar uma sociedade mais justa

Unir os distintos Brasis para inventar uma sociedade mais justa

Anúncios
Posted in: Uncategorized